A saúde da bexiga é essencial para uma boa qualidade de vida, afinal, esse órgão desempenha um papel importante na eliminação correta de resíduos e no equilíbrio do sistema urinário. Entretanto, muitas vezes, só nos damos conta de sua importância quando surgem problemas. Para evitar doenças e complicações relacionadas à bexiga, é imprescindível adotar práticas de cuidados preventivos e conscientes.

 

Existem diversas patologias que podem afetar a bexiga e cada uma delas pode causar algum tipo de desconforto e impacto negativo à saúde. A cistite, por exemplo, é uma infecção comum que afeta a bexiga e pode causar dor, maior frequência e urgência urinária. 

 

Já a incontinência urinária pode ocorrer devido à fraqueza do esfíncter, resultando na perda involuntária de urina. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, mais de 10 milhões de pessoas sofrem com o problema.

 

A boa notícia é que existem medidas que podemos adotar para prevenir doenças neste órgão, como manter uma boa hidratação, pois a água ajuda a eliminar bactérias e toxinas presentes na bexiga; ter uma boa higiene pessoal, especialmente após a evacuação, para evitar a contaminação; e fortalecer os músculos do assoalho pélvico, ajudando a sustentar a bexiga e melhorar o controle urinário.

 

Outras dicas importantes são: limitar o consumo de álcool e cafeína; investir em alimentos ricos em fibras – sempre atrelado ao consumo de água –; usar o banheiro assim que sentir vontade, para evitar infecções; manter um peso saudável e  esvaziar completamente a bexiga ao urinar.

 

É fundamental cuidar da saúde da bexiga para garantir um funcionamento adequado do sistema urinário e evitar complicações. Para garantir sua prevenção e cuidados, agende já sua consulta com especialistas em uma de nossas unidades!